Diana Tzonkova

facebook Instagram Youtube

Academia Nacional Superior de Orquestra

Corpo Docente


Diana Tzonkova

Diana Tzonkova


REPERTÓRIO E EXCERTOS DE ORQUESTRA (VIOLINO)


Natural da Bulgária, iniciou a sua formação na Escola Secundária de Música e na Academia de Música de Sófia, onde estudou sob a direção do professor Georghi Badev. Foi convidada a interpretar os concertos para violino de Brahms e de Tchaikovsky com a Orquestra Sinfónica da Academia de Sófia.

Após a conclusão dos estudos, foi vencedora de um concurso que lhe deu a possibilidade de participar em masterclasses de violino e música de câmara durante dois anos. Foi Primeiro Violino de um quarteto de cordas e de um trio com piano, com os quais atuou em numerosos concertos na Bulgária, Alemanha, Hungria e Rússia. Venceu o Concurso Internacional de Violino J. Kozian, na Checoslováquia, em 1971, e ganhou o 1.º Prémio do 10th World Youth Festival, em Berlim, em 1973.

Foi igualmente premiada em vários concursos nacionais búlgaros e convidada a atuar como solista com orquestras daquele país, em concertos seguidos por digressões por toda a Bulgária. Participou ainda em masterclasses internacionais de violino e música de câmara na Alemanha, na Hungria e na ex-União Soviética. Em 1990, deixou a Bulgária e viveu durante dois anos na Suíça, tendo frequentado masterclasses na Haute École du Violon Habib Kayaleh. Durante a sua estadia neste país, deu aulas e colaborou com várias orquestras. Durante curtos períodos de tempo, trabalhou com orquestras em Itália e em França.

Reside em Portugal desde 1992, data em que ingressou na Orquestra Metropolitana de Lisboa, onde foi convidada na qualidade de Solista e Concertino. É também professora de música de câmara na Academia Nacional Superior de Orquestra.