André Conde

facebook Instagram Youtube

Conservatório de Música da Metropolitana

Corpo Docente


André Conde

André Conde


TROMBONE


André Conde nasceu em Évora, cidade onde iniciou os estudos musicais aos cinco anos de idade na Academia de Música Eborense. Estudou Trombone na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa e, aos 17 anos, iniciou a Licenciatura em Música - Trombone na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do professor Reinaldo Guerreiro.

Em 2006 foi selecionado para a Orquestra de Jovens do Mediterrâneo, e em 2009 para a Orquestra Gustav Mahler. Com esta última orquestra participou em cinco Tours e trabalhou sob a direçāo de prestigiados maestros em diversos países europeus.

Em setembro de 2009 iniciou a formação pós-graduada, frequentando o Mestrado em Performance Orquestral na Universidade de Artes de Zurique na classe do Professor David Bruchez, entāo como bolseiro da Fundaçāo Calouste Gulbenkian. Em 2010 colaborou regularmente com a Tonhalle Orchester Zürich, ano em que venceu o concurso para a Academia na Ópera de Zurique.

Em 2011, após concluir com distinção o Mestrado em Performance Orquestral, iniciou o Mestrado em Performance Especializada – Solista, na mesma Universidade igualmente na classe de David Bruchez, formação que terminou em 2014 e na sequência da qual foi convidado para um Concerto a Solo com Orquestra na República Checa.
Da sua formação como instrumentista fazem ainda parte as áreas de música antiga e contemporânea na Universidade de Artes de Zurique e em Jazz na Escola de Jazz do Hot Club Portugal.
Ao longo dos anos tem colaborado com inúmeras orquestras nacionais e internacionais. Frequentou várias Masterclasses com diversos trombonistas internacionalmente reconhecidos, como Jacques Mauger, Jean Raffard, Dennis Wick, Charles Vernon, Zoltan Kiss, Jörgen van Rijen, David Taylor, Nitzan Haroz, Jay Friedman e Joseph Alessi. Tem integrado, como trombonista convidado, a Orquestra da Ópera de Zurique, a Malaysian Philharmonic Orchestra, a Tonhalle Orchester Zürich, a Orquestra Gullbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, entre outras.
 
É atualmente Doutorando na Universidade de Évora no curso de Música e Musicologia - Especialidade Interpretação. Integra também a Orquestra Gulbenkian na presente temporada (2015-2016), como Trombone - 1° Solista.