Anna Tomasik

facebook Instagram Youtube

Academia Nacional Superior de Orquestra

Corpo Docente


Anna Tomasik

Anna Tomasik


PIANO

 

De origem polaca, iniciou os seus estudos em Lodz tendo prosseguido a sua aprendizagem na Academia Chopin de Varsóvia, sob a orientação do conhecido professor polaco Jan Ekier. Licenciou-se em piano com as mais altas classificações em 1979. Simultaneamente terminou, na mesma Academia, o curso de pedagogia.

A sua carreira como solista começou ainda enquanto estudante, tendo atuado com a Orquestra Filarmónica de Lodz e realizado vários concertos em todo o país. Gravou também na Rádio Nacional Polaca. Em 1982 obteve o 3.º lugar no Concurso Internacional de Enna, em Itália. Fez também digressões na Grécia e na Alemanha. Para lá da atividade de solista dedicou-se ainda a música de câmara. Foi membro fundador de um trio, que deu concertos na Polónia.

A sua atividade pedagógica começou na Escola Superior de Música de Lodz, como professora de piano e acompanhadora. Em simultâneo, foi maestrina repetidora da Ópera de Lodz, passando a colaborar posteriormente com os cantores nos vários concertos realizados na Polónia.

Em 1984 iniciou a sua atividade em Portugal. Realizou vários concertos por todo o país, como solista e integrada em agrupamentos de música de câmara. Como solista atuou com a Orquestra Sinfónica da RTP e a Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML). Em colaboração com Fundação Gulbenkian, atuou como uma das solistas no Festival de Música da Madeira, Açores e Sintra e também no Grande Auditório da Fundação.

Atualmente leciona Música de Câmara na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, é professora na Academia Nacional Superior de Orquestra e é pianista acompanhadora na Metropolitana, onde realiza anualmente vários recitais de música de câmara desde 1992.