Orquestra Sinfónica Metropolitana

facebook Instagram Youtube

Academia Nacional Superior de Orquestra

Orquestras e Agrupamentos


Orquestra Sinfónica Metropolitana

Orquestra Sinfónica Metropolitana

Direção Artística | Maestro Pedro Amaral


ORQUESTRA SINFÓNICA METROPOLITANA


Espelho da mais-valia que representa a transversalidade do projeto da AMEC / Metropolitana, a Orquestra Sinfónica Metropolitana (OSM) é a formação constituída pelos músicos da Orquestra Metropolitana de Lisboa e pelos melhores elementos da Orquestra Académica Metropolitana, juntos em concerto para dar corpo ao grande reportório sinfónico. Esta formação vinha já obtendo resultados visíveis, aplaudidos quer pela crítica especializada quer pelo público que assistia às apresentações, mas assumiu em 2010 o nome que lhe é merecido: Orquestra Sinfónica Metropolitana (OSM).

Desde então, vem sendo escolhida pelo Centro Cultural de Belém como orquestra residente do festival Dias da Música em Belém, estatuto que representa um desafio e também uma importante plataforma de exposição a novos públicos que sempre acorrem a esta iniciativa.

Em Março de 2010, a Orquestra Sinfónica Metropolitana desafiou-se com a 5.ª Sinfonia de Gustav Mahler, num concerto dirigido por Michael Zilm, uma das presenças importantes e habituais nas programações da Metropolitana. No seguinte mês de maio, apresentou uma nova produção de A Sagração da Primavera, de Stravinsky, com coreografia de Olga Roriz e direção musical de Cesário Costa.

Em 2011, a OSM voltou a Mahler, para tocar a sua nona sinfonia, entre outros programas. Haydn, Mozart, Beethoven e Poulenc foram os compositores escolhidos para nas temporadas seguintes, em concertos que tiveram as participações do Coro Sinfónico Lisboa Cantat, e de solistas como Anna Samuil, António Rosado, Raquel Camarinha, Valérie Bonnard, João Rodrigues e Job Tomé.

No final de 2013, sob a direção do maestro Emílio Pomàrico, a OSM juntou-se às celebrações que assinalaram o centenário do nascimento do compositor britânico Benjamin Britten, no palco do Grande Auditório do CCB.